quinta-feira, 14 de abril de 2011

PROJETO DIREITO DE TER DIREITOS

JUSTIFICATIVA


Quantas pessoas não resolvem seus problemas com socos e pontapés, são preconceituosas, jogam lixo nas ruas, desrespeitam os sinais de trânsito... os exemplos são muitos. Por isso, com esse projeto, pretendemos motivar nos alunos uma autocrítica e uma reavaliação de situações comuns no dia-a-dia que dificultam a convivência harmoniosa entre as pessoas.
Trabalhar DIREITOS E DEVERES é algo que não é visível e imediato. Os direitos e deveres se constroem no convívio com o outro, nas ações do dia-a-dia, e, nós, Educadores, precisamos, além de dedicar a atenção a determinados valores no momento e na hora certa, assumir esse compromisso com o coração e com a ação. É fundamental planejarmos atividades específicas para refletir junto aos alunos sobre o comportamento humano, sem apontar o defeito do outro, e oportunizarmos que cada um se "olhe" e se expresse, trazendo exemplos de situações vividas para uma discussão. Isso é agir em prol do bem-comum, é papel que cabe a cada um de nós.
Acredita-se numa sociedade mais humana e justa, sem preconceitos, em que os cidadãos atuem compromissados com o bem comum.
Com este projeto abordaremos os temas transversais da Ética, Pluralidade cultural e Meio ambiente.


OBJETIVOS



Objetivo principal:
Estudar as leis que regem a Constituição Brasileira; os direitos e
deveres dos cidadãos e a importância do respeito aos direitos das
crianças e adolescentes.

Objetivos específicos:
·        Resolver situações de conflito conversando.
·        Adotar posturas na escola, em casa e em sua comunidade que os levem a interações construtivas e justas.
·        Aprender pequenos gestos de boas maneiras, como cumprimentar e desculpar-se.
·        Fazer com que os alunos prestem atenção nas regras de convivência, fazendo-os pensar sobre o respeito que você tem pelos outros e por si mesmo.
·        Desenvolver o espírito de colaboração em casa ou na escola, por si mesmas, adquirindo responsabilidade.
·        Valorização do diálogo como forma de lidar com os conflitos.
·        Conhecer os direitos garantidos por lei das crianças e adolescentes.

Diagnóstico




O que sabemos?
O que queremos saber?
Como vamos aprender?
Nós temos direitos e deveres;
 São importantes;

Quais são eles;
_São obrigatórios;
_Quem os fazem cumprir;
Palestras;
_Poesias;
_jogos;
_Brincadeiras;
_Músicas;
_Pesquisas;
_Gráficos;
_E outras.

Ações

    Início do projeto com uma palestra de um membro do Conselho Tutelar;
    Criação de um acróstico sobre direitos, deveres, ser criança e trabalho infantil;
     Leitura dos Direitos da Criança através de Textos;
    Produções textuais coletivas e individuais, orais e escritas;
     Criação de um acróstico sobre direitos, deveres, ser criança e trabalho infantil;
      DIREITOS DO ALUNO:
             Pedir orientação a professores, diretores e funcionários;
·              Receber orientação;
·              Utilizar corretamente as dependências da Escola;
·              Saber o seu rendimento escolar por boletim ou edital;
·              Manter amizade com professores, colegas e funcionários;
·              Ser tratado com dignidade e respeito (justiça e igualdade – sem discriminação);
·              Participar das aulas;
·              Dialogar e solicitar explicação do professor nas horas de dificuldade;
·              Usar corretamente as dependências da Escola (Biblioteca, refeitório, secretaria);
·              Ser Avaliado com justiça;
·              Ser avaliado continuamente (com avaliações diversificadas)
·              Participar das atividades promovidas pela escola (jogos, gincanas, festividades...);
·              Contestar e recorrer ao órgão competente quando se julgar injustiçado;
·      DEVERES DO ALUNO
·               Cumprir as determinações dos professores e funcionários;
·               Ser pontual;
·               Participar de todas as atividades programadas: (gincanas, jogos, teatros, festivais, exposições....);
·               Cooperar com a limpeza e higiene do estabelecimento escolar;
·               Assistir as aulas vestido adequadamente (de forma apresentável, com higiene pessoal);
·               Ter bom relacionamento com colegas, professores e funcionários;
·               Cuidar do material escolar: (livros didáticos, livros da biblioteca, cartazes expostos...)
·               Entrar na sala de aula antes do professor;
·               Entregar documentos exigidos pela escola, dentro do prazo estipulado (carteira de identidade, transferência...)
·               Fazer avaliação que perdeu (por justa causa);
·               Entregar trabalhos no dia marcado pelo professor;
·               Reparar danos materiais;
·               Pedir licença antes de falar;
·               Saber pedir desculpas;
·               Aguardar sua vez de falar;
·               Falar com tom de voz adequado;
·               Saber perder;
·               Ser responsável;
·               Ser educado e bom para todos;
·               Demonstrar interesse por aprender;
·               Fazer os trabalhos com capricho (letra, asseio, nome, série, curso, turma ...);
·               Aproveitar as oportunidades de melhorar seu conhecimento;
·               Se possível avisar previamente quando vai faltar, justificando-se
·      PROIBIÇÕES
·              Sair da Escola durante o horário de aula. (Apenas com autorização dos pais ou responsáveis, mediante aprovação da direção e/ou supervisão);
·              Sair da sala durante a troca de professor;
·              Apresentar-se sem o uniforme escolar sem uma justificativa convincente;
·              Ficar em local não permitido ao aluno;
·              Ficar nas portas de outras salas durante o horário de aula;
·              Cometer injúrias e calúnias contra colegas, professores e funcionários;
·              Praticar atos de violência;
·              Dizer palavras ofensivas;
·              Fazer ameaças;
·              Formar grupos e promover algazarras nos corredores, pátios e mediações da Escola;
·              Trazer para a escola materiais estranhos: estilete, gilette, canivete, objetos pontiagudos, explosivos...;
·              Fazer trote usando farinha, ovos, tinta, produtos químicos;
         Rasurar ou danificar carteiras, paredes, livros, revistas;






DIREITOS E DEVERES


DIREITOS E DEVERES,
PALAVRAS QUE DEVEM SER GRAVADAS.
SE OS DIREITOS VOCÊ QUER,
DEVERES TAMBÉM TERÁ.

DIREITO Á EDUCAÇÃO,
DEVER DA CIDADANIA,
SER UM GRANDE CIDADÃO,
COM DIREITO Á MORADIA.

TER SAÚDE E SEGURANÇA
E VIVER COM TRANQUILIDADE
SÃO DIREITOS DA CRIANÇA
E TAMBÉM DA TERCEIRA IDADE.

NÃO PODEMOS NOS ESQUECER
DE QUE VIVEMOS EM SOCIEDADE.
CUMPRIR DEVERESE TER DIREITOS
É BUSCAR FELICIDADE.

AUTORA: CÉLIA VILLAÇA








OS DEVERES DO ESCOLAR

Os deveres escolar
Já sabe você quais são
Vou dizê-los um a um
Preste, pois muita atenção

Compareça sempre a escola
Antes do horário marcado
Levando tudo o que o mestre
Lhe tenha solicitado

Entre logo em sua família
Assim que o sinal for dado
Sem conversar e sem gritos
Conservando-se alinhado

Em aula preste atenção
Naquilo que o mestre ensina
Não converse e não graceje
Não perturbe a disciplina

Se você falta as aulas
Seja por forte razão
Neste caso não se esqueça
Leve a justificação

As correrias e os gritos
precisam ser evitados
E os brinquedos perigosos
Não devem ser praticados

Só se retira da classe
Por extrema precisão
Quem procede desta forma
Não interrompe a lição

Não escrevas nas carteiras
Nem jogue papel no chão
Estes atos só demonstram
A falta de educação

Trate com zelo e carinho
Do material escolar
Quem não cuida do que é seu
Do alheio vai precisar

Lápis caderno borracha
Tudo aquilo que encontrar
Você deve rapidamente
Ao professor entregar

As plantas e os animais
São obras do criador
E deve ser gratidão
Protegê-los com amos

Agora quero lembrar
Um dever de honestidade
Nunca deixe que a mentira
Tome o lugar da verdade

O nome de sua escola,
É patrimônio sagrado
É dever de todo aluno
Mantê-lo sempre elevado

Não precisa o bom aluno
Quem vigie os atos seus
Sabe ele que em toda parte
Está a presença de DEUS.











Língua Portuguesa _ Leitura Interpretativa:

Os direitos da criança
Todas as crianças têm o direito de crescer protegidas, queridas e bem trata­das. Como as plantinhas de que a gente cuida com amor e carinho para que cresçam bonitas e viçosas!
Todas as crianças têm direito de ter um nome e de crescer num país que possam chamar de seu.
Uma vida saudável, com alimentação e assistência médica adequadas, tam­bém é direito das crianças.
(Os direitos da criança. São Paulo: Ática, 1RRO. A Declaração dos Direitos da Criança, proclamada pela Assembléia-Geral das Nações Unidas em 20/11/1959.)

1. O assunto principal do texto é o direito
(A)  Das crianças.
(B)   Das plantas.
(C) Dos animais
 (D) Dos pais.


2. O texto foi escrito para informar que toda criança tem o direito de crescer
(A)  Bem-vestida e obediente.
(B)   Livre e desarrumada
(C) Suja e descabelada.
(D) Protegida e bem tratada.


3. "Uma vida saudável" quer dizer uma vida com
(A)  Alegria.
(B)   Doença.
(C)   Saúde.                                                                     
(D)  Sucesso.


Um sujeito estava colocando flores no túmulo de um parente, quando vê um chinês colocando um prato de arroz na lápide ao lado.
Ele se vira para o chinês e pergunta:
- Desculpe, mas o senhor acha mesmo que o defunto virá comer o arroz?
E o chinês responde:
- Sim, quando o seu vier cheirar as flores!!!
Respeitar as opções do outro, em qualquer aspecto, é uma das maiores virtudes que um ser humano pode ter. As pessoas são diferentes, agem diferente e pensam diferente. Nunca julgue. Apenas compreenda!                http://maragao.com.br/2008/08/as-pessoas-sao-diferentes-agem-diferente-e-pensam-diferente/

A)             O que podemos dizer que todos os brasileiros têm em comum? Escreva dois exemplos:


B)             O que podemos dizer que os brasileiros têm de diferentes? Escreva dois exemplos:



04. Ser cidadão é fazer valer seus direitos e deveres civis e políticos, é exercer a sua cidadania.
Segundo a Constituição todos os cidadãos têm seus deveres e seus direitos e estes devem ser respeitados.
a) O que significa o cidadão possuir seus direitos?


b) O que significa o dever de todo cidadão?


05. Ainda pensando no direito e nos deveres de todos os cidadãos escreva:
a) Dois direitos dos cidadãos:
v   
v   

b) Dois deveres dos cidadãos:

v                                                                                                                                                  

8 comentários:

  1. Fantástico seu projeto, estava fuçando na net pra ver se encontrava alguma coisa interessante - o tema do projeto da minha sala será esse em 2013. Amei. Parabéns!!

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  2. Amei seu texto muito claro e objetivo era isso mesmo que estava procurando. Você está de parabéns!

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  3. Muito bom. Parabens!! Obrigada pela contribuição. abraços

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  4. Muito bom seu texto, era o que eu estava procurando.

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  5. Parabéns pelo texto claro e objetivo. Estava procurando inspiração pois esse é o tema da minha Mostra Cultural desse ano e me ajudou muito. Muito obrigada.

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